EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE

MESTRADO EM TEOLOGIA (Th.M) – 2018/2º SEMESTRE

 

O Mestrado em Teologia do Seminário Martin Bucer é resultado de uma parceria com o Seminário Teológico Puritano Reformado, com sede em Grand Rapids, Michigan, EUA, e tem o propósito de expandir e aprofundar as habilidades do estudante no ministério cristão. É designado para alunos que já tenham graduação em teologia (M.Div, Th.B ou equivalente).

Os créditos deste mestrado Th.M serão concedidos pelo Seminário Teológico Puritano Reformado, com reconhecimento nos Estados Unidos da América, podendo eventualmente ser reconhecido no Brasil.

O corpo docente deste curso conjunto será composto por professores de ambas as instituições. As aulas serão ministradas em língua portuguesa e inglesa, com interpretação. Os professores convidados para ministrar este curso, de ambas as instituições, são altamente qualificados e credenciados em seus respectivos campos de atuação.

Ademais, com esta parceria todos os nossos alunos terão acesso à biblioteca virtual do PRTS, uma das mais amplas e especializadas do mundo em literatura ligada à reforma, pós reforma e puritanismo, com dezenas de milhares de volumes.

Este curso pode ser concluído como mestrado em teologia ou ser utilizado como parte de um curso mais amplo, em nosso futuro programa de PhD, o qual está previsto para ter início em 2020 .


Objetivos:

Você aprenderá:

  • Articular as principais questões da fé cristã e da vida da igreja à luz da história da igreja e da teologia sistemática.
  • Articular a teologia confessional reformada com fundamentos teológicos sólidos e em uma exegese bíblica precisa.
  • A sistematizar informações exegéticas, históricas e teológicas em uma teologia coesa e coerente, e a explicar como a teologia pode ser aplicada para a crença e prática pessoal e da igreja.
  • A demonstrar habilidades na área de liderança eclesiástica e ambiente acadêmico, especialmente com respeito à fé e doutrina para a igreja em nossos dias.
  • A responder as questões da atualidade com discernimento bíblico e a aplicar uma cosmovisão cristã sadia às questões culturais que afetam a igreja hoje.
  • A entender, analisar e responder às questões e crises atuais em disciplinas específicas, e a contribuir com um pensamento cristão acerca de tais questões.
  • A demonstrar habilidade para aplicar estudos bíblicos e teológicos no ministério, seja pastoral, missionário ou acadêmico.
  • A demonstrar competência acadêmica no campo de estudo escolhido, incluindo proficiência nos métodos e ferramentas de pesquisa teológica e na escrita, conduzindo pesquisas de nível elevado e evidenciando habilidade de análise crítica.


Requerimentos para Admissão:

A admissão no curso de mestrado em teologia será feita em colaboração entre o Seminário Martin Bucer e o Seminário Teológico Puritano Reformado.

Os requisitos para admissão no curso de mestrado em teologia com concentração em Teologia Histórica e Teologia Sistemática são:

  • Preenchimento completo do formulário de admissão.
  • Que o solicitante seja batizado há mais de 5 anos e que seja membro de uma mesma igreja evangélica há 2 anos.
  • Duas cartas de recomendação: Eclesiástica (pastor ou liderança da igreja) e uma carta de recomendação acadêmica de um professor ou instituição de ensino teológica.
  • Comprovação de formação teológica (MDiv ou ThB). Se na ocasião da solicitação, o candidato ainda não houver concluído sua graduação em teologia, a admissão será condicional à conclusão deste curso. O histórico escolar de toda graduação do candidato deve ser enviado ao seminário.
  • Ensaio teológico: O candidato preparará um ensaio / redação de 250-500 palavras explicando porque deseja estudar no Seminário Martin Bucer e no Seminário Teológico Puritano Reformado.
  • Um exemplo de produção acadêmica: artigo teológico, trabalho de graduação ou ensaio que demonstre a habilidade de pesquisa, da citação de fontes, do nível de português e da metodologia.
  • Subscrição à confissão da Base de Fé da Comunidade Cristã de Universidades e Faculdades Cristãs
  • Teste de proficiência e interpretação de textos em inglês nível intermediário(Nota 7.00 para aprovação). Para fazer uma prova teste, clique aqui.
  • Taxa de aplicação de R$ 150,00.


CADA CANDIDATO:

  • Deve se sujeitar aos critérios de admissão das instituições parceiras.
  • É responsável por todas as informações cedidas e deve saber que informações falsas ou incompletas resultarão no cancelamento da matrícula.
  • Se estiver se transferindo de um curso equivalente (Th.M), deverá incluir em sua aplicação seu histórico atual, a ementa geral de seu curso e os dados da instituição de onde vem. A aceitação desses créditos ficará a critério dos seminários parceiros Seminário Martin Bucer e Seminário Teológico Puritano Reformado.


Área de Concentração:

Inicialmente, os estudos em Th.M terão as concentrações de Teologia Histórica, com ênfase em Reforma e Pós Reforma, e Teologia Sistemática. É preciso indicar a opção escolhida no início do curso. Algumas disciplinas poderão ser aproveitadas para ambas as concentrações. As seguintes disciplinas são obrigatórias para todas as concentrações: “Metodologia da Pesquisa” e “Teologia de Jonathan Edwards”.

Centro de Pesquisa Puritano:

O Centro de Pesquisa Puritano promove pesquisa das eras da Reforma e Pós-Reforma através de sua extensa coleção de fontes primárias e secundárias, especializada em Reforma Neerlandesa, estudos de Puritano Inglês e Americano. Cooperação de pesquisa internacional, assim como projetos de pesquisa local, colocam o Centro de Pesquisa Puritano como principal centro de pesquisa em estudos Puritano e (Pós) Reforma. Acesso online seguro oferece aos alunos do PRTS e acadêmicos ao redor do mundo acesso às fontes primárias e secundárias do Centro de Pesquisa Puritano.

Tempo para  conclusão do Th.M:

Todos os créditos para o programa de Th.M devem ser concluídos em até 6 anos. Qualquer exceção terá de ser aprovada por ambas as instituições parceiras, SMB e PRTS.

Para a conclusão do curso, é necessário um total de 30 créditos, os quais poderão ser obtidos em 10 cursos de disciplinas específicas, ou em 8 cursos com apresentação de tese diante de uma banca examinadora.


10
Cursos (30 Créditos):

  • 1 Módulo (3 Créditos) de Metodologia da Pesquisa
  • 9 Módulos (27 créditos) de disciplinas na área de concentração escolhida.
  • Média de notas em trabalhos
  • Aprovação em exame completo da disciplina ao fim do programa.
  • Conclusão em até 6 anos.


8
Cursos + Tese (30 Créditos)

  • 1 Módulo (3 Créditos) de Metodologia da Pesquisa
  • 7 Módulos (21 créditos) de disciplinas na área de concentração escolhida.
  • Tese Final * (6 créditos) de 80-160 páginas, aprovado por um professor orientador e apresentado no último semestre do curso.
  • Média de notas em trabalhos
  • Aprovação em exame completo ao fim do programa.
  • Conclusão em até 6 anos.

* A tese deverá ser traduzida para a língua inglesa sob a responsabilidade do aluno.

Importante: Todos os alunos iniciam seu curso no modelo de 10 cursos, em pelo menos 5 módulos. O aluno que desejar migrar para o modelo de apresentação de tese, deverá solicitar permissão a um de seus professores após concluir o curso de Metodologia da Pesquisa.

Professores

Adriaan Neele

Adriaan Neele

PhD pela Universidade de Utrecht, é Diretor do Programa de Doutorado e Professor de Teologia Histórica no Seminário Teológico Puritano Reformado. Ele é pastor na Igreja Reformada Neerlandesa, na África do Sul. Antes de chegar ao PRTS em 2016, lecionou em Estudos Pós-Reforma no Seminário Teológico Reformado Farel, na Universidade de Pretoria e no Instituto Africano de Missiologia. Ele foi professor de Teologia Histórica e Diretor no Centro Jonathan Edwards da Universidade do Estado Livre, na África do Sul. Desde 2007 serve como Acadêmico de pesquisa e Editor Digital no Centro Jonathan Edwards na Universidade de Yale e como membro de diversos conselhos acadêmicos e empresariais. Além disso ele é coeditor do Diário Online Jonathan Edwards, coeditor da Enciclopédia Jonathan Edwards e coeditor do Projeto global Edwards sermon edition. Seus interesses de pesquisa envolvem a Europa do século XVII, assim como as teologia e filosofia americanas primitivas (Nova Inglaterra do século XVIII). Como cofundador de uma fundação para educação teológica global e online, possui interesse contínuo na intersecção de fontes primárias, digitalização e educação online.

Alan Doyle Myatt

Alan Doyle Myatt

Bacharel em História e Psicologia pela Vanderbilt University, Tennesse, EUA, Mestre em Divindades pelo Seminário Batista Conservador, Colorado, EUA, e Ph.D. em Estudos Religiosos e Teológicos pela Denver University/Iliff School of Theology, Colorado, EUA.

Daniel Timmer

Daniel Timmer

PhD pela Universidade Internacional Trinit, é professor de Estudos Bíblicos do programa de PhD do Seminário Teológico Puritano Reformado. É presbítero regente na Igreja Reformada de Quebec, no Canadá, e serve na Faculté de théologie évangélique, em Montreal. Antes de chegar ao PRTS, Dr. Timmer lecionou no Seminário Teológico Reformado Farel em Montreal, no Seminário Reformado Teológico em Jackson, MS (USA) e na Universidade de Sudbury em Ontario. É membro da Sociedade Teológica Evangélica, do Instituto de Pesquisa Bíblica e da Sociedade de Literatura Bíblica e publicou diversos artigos e livros que exploram os vários aspectos da teologia bíblica. A pesquisa de Dr. Timmer recebe apoio através de concessões da Associação para Escolas Teológicas e do Fundo Priscilla e Stanford Reid. Ele foi um palestrante convidado na Universidade de Duisburgo-Essen em 2017. Ele e sua esposa Andreea tem dois filhos, Nathan e Felix.

Franklin Ferreira

Franklin Ferreira

Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Atua como Consultor Acadêmico de Edições Vida Nova e Diretor Acadêmico (Studienleiter Brasilien) do Seminário Martin Bucer.

Hermisten Maia Pereira da Costa

Hermisten Maia Pereira da Costa

Bacharel em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul. Possui as seguintes especializações lato senso feitas na Universidade Presbiteriana Mackenzie: Educação, Didática do Ensino Superior, Administração com Ênfase em Recursos Humanos e Estudos de Problemas Brasileiros. Especialização em História do Século XX no Brasil pela FAI; Mestrado e Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. É ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil, integrando a Equipe de pastores da 1ª Igreja Presbiteriana de São Bernardo do Campo-SP.

Joel R. Beeke

Joel R. Beeke

Presidente e professor de Teologia Sistemática e Homilética no Seminário Teológico Puritano Reformado, pastor da Heritage Reformed Congregation em Grand Rapids, Michigan, editor do Diário Puritano Reformado e do Banner of Sovereign Grace Truth, diretor editorial dos livros da Reformation Heritage, presidente da Editora Inheritance e vice-presidente da Sociedade de Tradução Reformada Neerlandesa. Ele escreveu e é coautor de cem livros, editou outros cem e contribuiu com 2.500 artigos para livros, diários, periódicos e enciclopédias reformados. Tem seu PhD em Teologia da Reforma e Pós-Reforma pelo Seminário Teológico Westminster (Philadelphia). É frequentemente chamado para lecionar em seminários e para falar em conferências reformadas ao redor do mundo. Ele e sua esposa Mary foram abençoados com três filhos e dois netos.

Jonas Madureira

Jonas Madureira

Bacharel em Teologia pelo Seminário Betel Brasileiro e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bacharel e Mestre em Filosofia pela PUC-SP e doutor em filosofia pela USP e pela Universidade de Colônia, Alemanha. É editor de Edições Vida Nova.

William VanDoodewaard

William VanDoodewaard

Professor de História da Igreja no Seminário Teológico Puritano Reformado. Participou como Pesquisador Visitante na Faculdade de História e Antropologia da Queen’s University Belfast e é Acadêmico visitante no Seminário Teológico de Princeton por seu contínuo trabalho em história da interpretação bíblica. Antes de chegar ao PRTS, Dr. VanDoodewaard lecionou na Patrick Henry Col­lege, próximo à Washington, D.C., e na Universidade Huntington, em Indiana. Ele já escreveu para o Books & Culture, O diário de estudos britânicos, Themelios, Diário puritano reformado, Diário Teológico Westminster e online para A coligação gospel e Reformation21. Ele também contribuiu com diversos livros e é autor de três, ainda não disponíveis em português. Dr. VanDoodewaard é pastor e serve como implantador de igrejas.

Investimento
  • A matrícula deverá ser feita ou renovada a cada módulo, sendo que ofereceremos dois cursos (ou duas disciplinas) por módulo.
  • Será necessário fazer a matrícula no módulo desejado com o mínimo de 60 dias de antecedência à data do curso.
  • A mensalidade do curso será de R$ 825,00, que poderá ser paga por boleto bancário ou cartão de crédito. (É possível obter desconto na semestralidade mediante o pagamento antecipado da mesma).

MÓDULOS, HOSPEDAGEM E TRANSPORTE:

 

  • Os módulos são presenciais, terão duração de uma semana e serão realizados na sede do Seminário Martin Bucer, na Rua Espinosa, 45, São José dos Campos, SP.
  • O SMB tem convênio com um hotel na cidade que oferecerá preços especiais para nossos alunos que precisarem de hospedagem.
  • O SMB providenciará transporte de ida e volta do hotel para o seminário e tem convênio com um restaurante da região. Os valores de ambas despesas serão informados na ocasião da semana de aulas, de acordo com o número de alunos.
Calendário das Aulas


05 a 11 de Agosto de 2018:

  • Teologia de Jonathan Edwards
    Para acessar o conteúdo deste curso (ementa), clique aqui.
  • Metodologia da Pesquisa
    Para acessar o conteúdo deste curso (ementa), clique aqui.

Professores: Adriaan Neele (Phd) e Franklin Ferreira (ThM)

Março de 2019:

  • Teologia de João Calvino
  • As bases de Westminster

Agosto de 2019

  • Teologia da Aliança Reformada
  • Eclesiologia

Março de 2020

  • Teologia de Agostinho
  • Teologia Puritana
Pré-teste modelo

Para os candidatos que desejarem saber como será a prova de proficiência em inglês, foi disponibilizado(sem custo) um Pré-teste modelo com as três partes que compõe a prova principal.
O mesmo está disponível para que o candidato possa se familiarizar com o tipo de tarefas que encontrará.
Cada Seção ou parte terá  apenas 10 questões e também conta com uma parte adicional de Escrita/Redação. 

As respostas estarão disponíveis ao final do teste para fins de preparação e/ou estudo.

Informações de como acessar o pré-teste:

O aluno deve entrar em nosso site e realizar um cadastro em nossa plataforma através do seguinte link: http://vestibularmartinbucer.com clicar em Cadastre-se, preencher o formulário e, em seguida, deve confirmar seu cadastro através de um link enviado por email.

Após essa confirmação, o candidato já tem acesso à plataforma, bastando agora se inscrever no pré-teste clicando em Cursos – ThM Martin Bucer – Pré-teste em Inglês – INSCREVA-ME

Pronto, seu acesso está liberado e já pode fazer seu teste.

Lembrando que o teste ficará disponível pra fazer quantas vezes achar necessário e mostrará as respostas corretas ao final, o intuito dele é apenas demostrar como será o vestibular.

Inscrição

O processo seletivo estará disponível do dia 02 ao dia 30 de Maio. O resultado será disponibilizado até o dia 15 de junho.

Inscreva-se

Receba nossas novidades

Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.